quinta-feira, 21 de maio de 2009

Resumo do livro - página 165 a 172




O México é o país mais importante da porção norte da América latina, Dono
de uma posição geográfica privilegiada, possui 2 amplas aberturas litorânias: uma a leste com o oceano atlântico, onde se localiza o Golfo do México, porta aberta a comunicação com a Europa; outra a oeste para o oceano pacifico, que facilita contato com os países do extremo oriente.
Antes da colonização espanhola, o território mexicano era habitado por importantes civilizações pré- colombianas, como os olmecas, , astecas e os maias. Encontramos grandes contribuições que esses povos deixaram por seus conhecimentos de arquitetura, comercio e arte.
Os olmecas foram importante por seus grandes movimentos; por iniciar o desenvolvimento dos calendários; conhecimentos astronómicos e a escrita figurativa.
Os maias a partir da repetições cíclicas dos astros, construiram uma filosofia de vida e da natureza. os conhecimentos matemáticos herdados dos olmecas foram suficientes para que pudessem precisar da revolução lunar; a do sol e de outros planetas e constelações.
O México possui a segunda maior economia da América latina e a décima terceira mundial. Suas bases económicas são o comercio, a industria, a agricultura e a exploração de minerais.
A influencia dos EUA sobre o México é muito grande, principalmente do ponto de vista económico, a tal ponto que o governo mexicano concordou em participar do plano Iniciativa para as Américas, através do acordo de livre comercio, um acordo injusto e desigual que provocou grandes transformações na economia mexicana. O objectivo desse plano foi criar uma área hegemonia; em relação ao México e o governo americano tinha um objectivo geopolítico: os investimentos norte-americanos deveriam gerar emprego e, consequentemente, diminuiu a pressão migratória para seu território.

Em 1 de Janeiro de 1994,o nafta e a revolta dos Chiapas teve inicio, como um repudio o tratado por que para o cidades mexicanos estava claro que o Nafta não apoiava o socialismo e o fim dos índios. Marcos foi o líder e junto com outras pessoas, decidiram o nome para o movimento , que foi o exercito Zapatista de libertação nacional, esse movimento teve este nome em homenagem a Emiliano Zapata que com seus companheiros derrubou Portifero Doz na revolução Mexicana.
A 1ª Reforma agrária foi feita Epata e Pancho Villa, e criou pequenas comunidades comunitárias que sobrevivem até hoje no México.
As artes plásticas mexicanas refletem na historia mexicana e no sincretismo religioso. Alguns pintores mais importantes são: Frida Kahlo, Leon Trotsky, Diego Rivera entre outros.
As danças e as musicas. mexicanas representa muito bem o país.
Em 1940 a indústria de cinema do México desenvolveu-se rapidamente e lançou vários artistas muitos com influencia politica.
Sua história e cultura marcaram a América Latina, principalmente pelos exemplos de lutas de resistência.

Um comentário:

  1. Oi meninas,
    Procurem justificar o texto, rever a acentuação e escrever um conclusão.
    Criem links - de acesso à outros sites...
    Bom trabalho...

    ResponderExcluir